O que é e como funciona o alarme residencial sem fio?

 

O QUE É UM ALARME?

Explicado em poucas palavras, um alarme nada mais é do que um dispositivo instalado na sua residência ou empresa de modo a alertar caso o local seja invadido.

Esse alerta, por sua vez, busca dificultar a ação criminosa, uma vez que é concebido por sons que imitam sirenes, latidos de cachorros e até mesmo a voz humana.

Já o termo “sistema de alarmes” é empregado para representar dois ou mais itens que, juntos, têm o mesmo objetivo de inibição. A composição desse sistema pode ser feita por:

  • Sensor: é responsável por detectar se alguém penetrou o local após ele ser fechado e o alarme ativado.

    Pode trabalhar isoladamente ou em conjunto a outros sensores, tendo modelos que são apropriados de captar tanto alterações de calor quanto movimento, por menores que signifiquem, como abertura de portas.

  •  Botão de pânico: usado por quem esteja no local e se sinta ameaçado.
  • Cerca elétrica: busca atrapalhar invasões através de corrente elétrica. Pode ser instalada tanto logo acima do muro ou cerca comum, permanecendo à vista de todos, quanto rente aos mesmo, de modo que seja difícil identifica-la.
  • Sirene: é responsável pelo som emitido quando há invasão. Pode-se tanto trabalhar com o sinal sonoro quanto com sinal luminoso.
  • Bateria: é eficaz para que todos os dispositivos funcionem normalmente em caso de quedas de energia, quando muitos imóveis se tornam alvos fáceis para a ação de bandidos. A bateria, por sua vez, deve estar sempre carregada, o que faz imprescindível o uso de uma fonte para carregamento.

Outros dispositivos podem ser aproveitados, e o funcionamento acontece de forma simples: existindo qualquer anormalidade, o alarme será disparado e será feito o envio de uma notificação para o responsável e para a central de segurança, caso exista contrato com uma.

Nesse caso, em poucos segundos as devidas providências são tomadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *